Origem
O colete teve sua origem no período Barroco, no século XVII, em princípio era uma peça do uso exclusivo masculino dos nobres da corte inglesa. E era confeccionado nessa época em tecidos brilhantes com bordados e brocados.
Conforme o tempo foi passando o colete foi se tornando usual por outras classes, e passou a ser confeccionado em tecidos lisos e com poucos detalhes, seguindo o estilo alfaiataria e sua principal função era guardar o relógio de bolso.
Já no final do século XIX, as mulheres aderiram a peça e o usavam com saias e blusas. E nos anos 20 mademoiselle Chanel, incorporou o colete para o guarda roupa feminino. E a evolução do colete foi constante, nos anos 60 foi reconhecido de vez como parte do vestuário feminino. Nos anos 70 foi usado muito pelos cowboys e era confeccionado nessa época no couro, materiais rústicos e muitas franjas. E nessa mesma época, o colete agradou também os roqueiros que aderiram a uma versão mais descontraída, com estampas, tecidos cetim e muito brilho.
Colete Jeans
A partir da década de 80, o denim começou a ser utilizado na confecção de coletes e a partir dos anos 90, ele ganhou força e destaque no cenário da moda.
Hoje o colete jeans é um item indispensável no guarda roupa, especialmente das mulheres, e pode ser encontrado em várias versões, estilos e lavagens, sempre agregando jovialidade e personalidade em quem o usa. O colete jeans ganhou status de acessório. E tem o poder de incrementar e dar um up no visual.